"Um caminho que se percorre não com pernas, mas com coração. E onde o único desafio que vale, é percorrê-lo por inteiro."


domingo, 12 de abril de 2009

Lívia Vegetariana

Esses dias me peguei olhando o calendário e fiz a descoberta de que faz um ano e um mês que eu não como nenhum tipo de carne.
Sim!!! Só!!!

Fiquei surpresa! Muito surpresa!
Pra mim, é muito difícil acreditar que em alguma época da minha vida eu comia carne diariamente sem nenhum tipo de preocupação ou conhecimento sobre o que eu estava ingerindo, ou que impactos isso causaria a inúmeros animais e ao meio ambiente.
Se eu tenho alguma certeza na minha vida, é de que eu nunca mais voltarei a comer carne.
Na verdade eu estava pensando sobre isso principalmente por causa da sexta-feira "santa". Obviamente, na minha casa foi o típico bacalhau de inúmeros jeitos: cozido, assado, na salada, etc. E como é comum nesses encontros religiosos toda a família veio. Eu cheguei meio atrasada pro almoço, cumprimentei a todos e me coloquei no fogão para fritar alguns bolinhos de soja, fazer uma salada de alface e tomate, e cozinhar alguns pedaços de batata.
Quando e cheguei na mesa com a minha comida não teve outra. Foi o comentário geral! De uma coisa tão simples, na minha família causou o mesmo impacto que se eu tivesse entrado na cozinha totalmente nua dançando flamenco com uma melancia no lugar da cabeça!
E hoje (Páscoa) foi a mesma coisa! Enquanto estavam todos comentando alegremente sobre "comer a coxa do frango", ou "deixa o peito pra mim" ou ainda o "é tia! o bicho é muito grande mesmo!", estava eu novamente pegando a salada de batata e um pouco de macarrão.
Só que agora eu me irritei! Me irritei tanto, tanto, tanto.... Acho que eles nunca conseguiram me irritar tanto em relação a isso!
E eu vou provar! Semana que vem vou marcar um exame de sangue e serei a prova viva de que o ser humano não precisa comer carne para ter os níveis de proteína normais!
________________________________________________________



Sobre esse assunto, gostaria de contar como foi que me tornei vegetariana...
Bom, conheci e tive muito contato com alguns amigos meus que era vegetarianos e defendiam essa causa, a Karine por exemplo! (Valeu ká!)
=) E assim minha curiosidade pelo assunto começou a aflorar...
Eu via fotos chocantes nos orkuts deles, e comecei a pesquisar na internet e a conversar com as pessoas sobre isso...
Então eu descobri um site que me ajudou muito! O Vista-se!
Ele tinha todas as informações que eu precisava! Respondia todas as minhas perguntas, dúvidas e afins. Não demorou e me cadastrei no site onde até hoje recebo diariamente as novidades.
Aqui estão algumas imagens de ótimas campanhas:





Pelo site, eu comecei a ter contato com vídeos e imagens disponíveis no youtube. Depois disso peguei com uma amiga emprestado o dvd "Terráqueos" e fiz uma cópia. Eu super recomendo esse dvd, pois ele nos mostra uma verdade que desconhecemos. Ele mudou muita coisa dentro de mim.
E há também um ótimo dvd nacional que se chama "A carne é fraca". Se eu não me engano custa apenas R$15,00 comprando na internet pelo instituto Nina Rosa.
Outros ótimos sites vegetarianos :

Depois de muito perguntar, pesquisar, me informar, encher o saco de vários vegetarianos pela internet eu resolvi simplesmente "tentar".
Acordei um belo dia pela manhã e disse: "Só por hoje eu não vou me alimentar de carne. Só por hoje. Pra ver como seria."
Ótimo! Tomei um café da manhã normalzinho.
E aí chegou o almoço. Lembro que estavam fritando filé de frango quando eu disse que estava fazendo um teste, e não queria comer aquilo naquele dia. Pronto! Falaram um monte mais eu ignorei. Continuei o dia sem absolutamente nenhuma dificuldade. E a janta foi facílima também.
Pronto! Acabou o dia! Foi fácil, simples e diferente do que muitos pensam "indolor"!
Desde aquele dia nunca mais comi carne. E aos poucos fui descobrindo outros sabores! Como a soja, o tofu, legumes e frutas que eu nem sabia existir e muito menos sabia o quanto são saborosas.
Pra mim o mais importante é que você simplesmente se importe. Tenha consciência do que você vai comer e de como isso pode interferir na sua saúde, no seu meio ambiente e principalmente na vida dos animais.

Será que é realmente correto você tirar a vida de um animal para poder comer?
Fazer ele sofrer horrores só pra aumentar o potencial do seu paladar?
Afinal, os animais também querem viver!
O que faz você pensar que a sua vida é mais importante do que a vida deles? Uma vez que eles também tem sentimentos, também sentem dor e tem uma vida assim como você!
Se você compra carne, você paga pela morte daquele animal. Se você tivesse que matar pra comer? Seria vegetariano?







Hoje não como carne, ovos ou tomo leite. Também não compro roupas de lã, couro, peles (com certeza que não!). Deixei de ir a zoológicos, circos com animais, ou de andar a cavalo (coisa que fiz uma vez). Pescaria nunca gostei e continuo não gostando. Te faz mais feliz furar a boca de um peixe? ¬¬

Porém ainda uso alguns derivados. Maionese, queijo, chocolate, massas...
Mas pra mim o importante é que hoje eu tenho consciência do que é, coisa que antes não me importava nenhum pouco.
Aos poucos estou tentando melhorar cada vez mais a minha alimentação, e me sinto muito feliz com isso, agindo de forma mais ética e consciente em relação aos animais.
É um alívio saber que posso me alimentar livremente sem causar mal algum a nenhum animal.

Consciência limpa.

Consciência limpa e olhos abertos.


O que todos deveriam ter.

19 comentários:

Jana Cambuí disse...

Eu também não como carne, coincidentemente. E há muito tempo, já perdi as contas. Mas na verdade, deixei de comer porque nunca gostei mesmo, desde pequena tenho uma certa aversão, até que fui parando definitivamente. O caso é que não tenho militância em relação a isso, mas acho muito válida, bom post.

Bárbara Farias disse...

Eu já fui vegetariana por 6 meses, mas perdi muito peso. Daí voltei a comer carne.

www.barbarafarias.blogspot.com

Unknown disse...

Adorei a postagem! Esclareceu muitas coisas. Já tentei algumas vezes tornar-me vegetariana. Começava na segunda-feira e lá para o meio da semana, já estava comendo carne de novo. Você me instigou a tentar mais uma vez. Lembro-me que quando assisti ao filme A CARNE É FRACA!, fiquei mal por alguns dias. Vou tentar mais uma vez, sendo que agora, com forças renovadas!


Abraço e boa semana!

= *

disse...

No comentário, esqueci de deixar o meu blog:

http://eueminhasleiturasurbanas.blogspot.com/

Beijo.*

Vista-se disse...

Obrigado por citar o Vista-se :)
Agora precisa focar no veganismo para não colaborar com a cruel indústria do leite e ovos etc

Abração :)

Karine Bertagnoli disse...

Barbara emagrecer foi uma consequencia mais por falta de informaçao ..
a Postagem foi maravilhosa..
eu amei fazer parte dessa historia ..
e foi muito bem colocada as palavras .. a quem quizer ..
a Trapezista do TEATRO MAGICO ..
Gabriela Veiga fez um video muito bom .. com entrevista da Nina Rosa!
vale a pena conferir beijos ..

te amo liiiii!

olha o link do site da Gabi Veiga ..

www.habitosehabitat.bio.br/

Lívia Lunardi disse...

Obrigada pelos comentários gente...
Em especial obrigada Fábio e obrigada Ká! Grandes incentivadores...

Concordo com a Karine, Bárbara...
Se você emagreceu foi por falta de informação e equilíbrio de sua alimentação. é super possível manter-se saudável e com um bom peso sem comer carne.

Láisa, que bom que vc vai tentar de novo! fico feliz de ter motivado isso! ^^^

Ká, valeu pelo vídeo da gabi!
Assistirei com certeza!

Obrigada pela participação gente!
beijosss

Groo disse...

Eu consigo passar sem carne numa boa, tranquilamente. Aliás, tenho percebido que em minha alimentação há muito pouco espaço para carne, seja bovina, seja suína ou frango.

Interessante isso, pois aumentei a quantidade de salada e cereais em minha alimentação. Se eu pensar que há não muito tempo eu "não vivia" sem carne e em boa quantidade...

Além do mais, se a pessoa consome queijo, por exemplo, tem uma boa quantidade de proteínas. Uma ricota na salada de alface com cenoura e milho vai bem.

abs e parabéns pelo texto e pelas fontes de pesquisa. Taí um blog que valeu a pena visitar!

Kelly Christi disse...

Bom Lica, já conversamos muito sobre isso, eu sempre procurei respeitar os pontos de vista dos vegetarianos, e com vc. mais ainda... mas infelizmente, eu não sou contra o comer carne. A evolução dos animais, por si só já me convenceu disso.

Bjs

Joana Camila disse...

Olá Lívia,td bem?=DD
Bem,eu como carne,tenho vários amigos veggas e vegetarianos,sei q deveria ter outro modo d vida.Meu pai eh veterinario e sempre fala como os matadouros de animais são crueis,ele eh fiscal desse tipo d lugar,deve ser por isso q ele não comer carne,mais comer peixe toma leite,comer ovos.Enfim admiro a sua escolha,e sei como deveria ser mais difulgada a ideia.
o Por Hoje Não eh uma boa maneira de começar a mudar nossos atos.
Paz e Luz

Thaísa disse...

gostei muitoo! seu blog está muito legal, mesmo! (queria muito ser vegetariana, mas minha mãe não deixa :/)

http://www.oqueeuandeiescrevendo.blogger.com

Unknown disse...

nossa que fotos chocantes..mas parabens pra vc 1 ano sem comer carne...deve ser dificl...ei acho que não consigo;;;mas o importante e vc estar de bem com vc mesma...

Bruno de matos disse...

É como disse o Rogerio:o importante é você estar bem com você mesma.eu também não conseguiria,podem até me odiar mas eu sou carnívoro convicto.
Bem,acho que você está de parabénspassar um ano sem algo que você consumiu por tanto tempo é difícil e eu que o diga!completei um ano sem fumar faz uns dois meses
abração frô
até mais
www.conversacommeusbotoes.blogspot.com

Joana Camila disse...

Olá Lívia.
muito obrigada.
eu escrevo coisas q sinto.
Painho é um veterinário.
adora animais.
na minha região (nordeste) os rodeios são uma febre,ele se recusa a trabalha para pessoas q criam animais para esse fim.
Paz e Luz
Bjs
e voltei sempre.

disse...

Lívia estou conseguindo... Sete dias sem comer carne. O bom é que aos poucos minha família e amigos estão compreendendo que eu não "estou vegetariana", e sim, passei a ser. O pior realmente é lidar com a cara de aversão dos demais... Mas, continuamos na luta!

Abraço para ti...
Boa semana...

= *

Lívia Lunardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Lunardi disse...

Obrigada pela participação gente!!

E parabéns Láisa! Continue assim!

=)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
célia ferrer disse...

Faz 5 anos que deixei de comer carne e nem por isso minha saúde piorou, mto pelo contrário, melhorou e mto! tenho 49 anos e as minhas taxas todas se normalizaram, não sinto a menor falta dos nossos irmãozinhos na minha dieta e não sei como pude passar tanto tempo para descobrir isso!!